13 de fevereiro de 2017

Letras: profissão, carreira e mercado de trabalho

Está em dúvida sobre qual curso escolher? Temos uma dica importante para você!
O profissional formado em Letras é um estudioso do funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas.
Quem se forma em Letras pode seguir a carreira acadêmica, tornar-se tradutor, intérprete, pesquisador e muito mais.
Vamos conhecer algumas das áreas em que este profissional pode atuar e as principais atividades que desenvolve em cada uma delas:
Tradução – Traduz textos em português para outros idiomas ou vice-versa. Pode traduzir desde obras literárias até bulas de remédio.
Editoração – Edita textos dos mais variados tipos: obras literárias, acadêmicas, anúncios, etc. Define o formato e adapta os textos para os diferentes tipos de mídia.
Revisão – Realiza revisões em textos, corrigindo tanto a ortografia e gramática como a estrutura do textos (divisão dos capítulos e parágrafos, citações, etc.) a fim de que o texto esteja dentro das normas exigidas.
Interpretação – Atua como intérprete e estabelece a comunicação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma. Pode traduzir simultaneamente reuniões, palestras e até transmissões ao vivo de eventos internacionais.
Produção Textual – Escreve os mais diversos tipos de textos: obras literárias (romances, novelas, prosas, etc.), crônicas e colunas para jornais e revistas, textos publicitários utilizados como peças de marketing, conteúdo para sites, blogs e muito mais.
Ensino – Atua como professor de Língua Portuguesa, Redação ou Literatura nos ensinos fundamental e médio. Ministra aulas de outros idiomas. Realiza palestras e cursos sobre vários temas relacionados a língua falada e escrita.
Perfil do profissional formado em Letras


Gostar de ler e escrever são características essenciais para quem deseja seguir carreira em Letras.

Ao estudar um idioma estrangeiro, aprende-se muito sobre a cultura dos povos que falam aquela língua. Portanto, o profissional de Letras deve ter o desejo de conhecer novas culturas e ter interesse por literatura.

Boa comunicação é importante para aqueles que optam por uma carreira acadêmica ou pretendem trabalhar como intérpretes. Poder de concentração, organização e disciplina são fundamentais para quem deseja trabalhar com pesquisa ou tradução.

A língua falada e escrita sofre alterações ao longo dos anos. O profissional de Letras deve estar atento às modificações do idioma.
Mercado de trabalho para quem faz Letras

Quem opta pela carreira acadêmica encontra um alto índice de empregabilidade. Isto se deve ao fato de faltarem professores de todas as áreas na rede básica de ensino.

O profissional formado em Letras encontra oportunidades de emprego em empresas como:
Escolas de idiomas
Escolas de ensino fundamental e médio
Cursos preparatórios para concursos e vestibular
Universidades
Editoras
Agências de publicidade
Emissoras de TV e rádio
Departamento de comunicação em empresas privadas

Venha estudar Letras na FUCAMP ! Clique aqui, e inscreva-se para o vestibular!

FUCAMP – O NOSSO DIFERENCIAL É A QUALIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário