9 de maio de 2016

Alunos do Curso de Letras participam de Seminário Interdisciplinar

        Os estudantes do 3º período do Curso de Letras da FUCAMP realizaram na segunda-feira(2), um seminário Interdisciplinar de Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa I, ministrada pelo Professor Mestre Heber Junio.
        O objetivo do trabalho foi incentivar os grupos apresentassem um plano de aula, baseado nos livros: ‘Como utilizar a TV em sala de aula’; ‘como utilizar o jornal em sala de aula’; ‘como utilizar a música em sala de aula’; e no livro ‘como utilizar o cinema em sala de aula’.
        Cada grupo utilizou uma metodologia e, ao final da apresentação realizaram uma avaliação do Seminário.
        Estes Seminários contribuem para o enriquecimento da disciplina


2 de maio de 2016

Curso de Letras da FUCAMP organiza viagem cultural a Ouro Preto



         Os alunos do Curso de Letras da FUCAMP estão organizando uma viagem Cultural à cidade de Ouro Preto- MG, conhecida por ser uma das cidades históricas mais importantes do Brasil. A viagem está prevista para ser realizada nos dias 17 a 19 de junho.  
         Na programação estão previstas visitas à Cada do Pilar (anexo ao museu da independência); feira de artesanato do Largo do Coimbra; Museu do Aleijadinho (instalado na sacristia da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição); Museu da Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP (fundado no ano de 1877); Basílica de Nossa Senhora do Pilar ( inaugurada no ano de 1733 – atualmente é a sede do Museu de Arte Sacra da Cidade); Igreja Nossa Senhora das Mercês (inaugurada no ano de 1772 e reconstruída a meados do século XIX); Mirante na rua Getúlio Vargas; Mirante dos inconfidentes; Passeio ao centro de Ouro Preto e ainda o passeio Trem de Ouro até a cidade de Mariana.
        A FUCAMP apoia e incentiva essas viagens técnicas e culturais por contribuírem de forma significativa para o enriquecimento cultural dos graduandos, além de propiciar um momento de vivências e interação com os colegas do Curso

1 de abril de 2016

Alunos de Letras participam de Dinâmica de Páscoa

         Na quarta-feira (23), os estudantes do 3º período do Curso de letras participaram de uma dinâmica de Páscoa, desenvolvida pela Coordenadora pedagógica, Kelma Gomes Mendonça Ghelli.
        O objetivo da dinâmica foi cada aluno reconhecer as qualidades dos outros colegas, ao passo que, a cada característica descoberta, o estudante recebia um abraço e, o último a ficar com o pacote de bombons fez distribuição a todos os presentes.
       A dinâmica se torna importante para que os alunos se conheçam melhor, descobrindo qualidades que antes não reconhecia nos colegas.
       Na oportunidade, puderam interagir uns com os outros e também comemorar o dia da Páscoa que é símbolo da paz e união

Estudantes de Letras participam de exibição de filme

          O filme, que mostra a realidade de uma sala de aula de um bairro periférico em que os adolescentes são criados no meio de tiroteios e agressividade, foi exibido pela professora Kênia Mendonça Diniz, da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Espanhola.
         “Escritores da liberdade” é baseado em uma história real e aborda os desafios da educação, em especial num contexto socioeconômico problemático, em que a turma era formada por alunos de um programa de integração voluntária e estavam na escola, apenas como alternativa ao reformatório.
         A ação pedagógica da professora foi propor aos alunos que cada um escrevesse e expressasse em um caderno, as suas aflições, alegrias, desagrados, etc, o que ocasionou na mudança de perspectiva de vida de cada um deles. Além disso, os estudantes despertaram a motivação para ler, pensar, escrever e mudar os seus destinos.
          Para a professora Kênia, com a exibição do filme os alunos puderam compreender a importância de criar sua própria didática de ensino e compreender que, cada aluno tem formas distintas que o mantém motivado, o que pode facilitar a aprendizagem.

29 de março de 2016

Ex-aluno do Curso de Letras da FUCAMP é aprovado no processo seletivo de Mestrado



      Paulo Dante Fornazier Leles Filho, formado no final de 2015, em Letras pela FUCAMP, recebeu recentemente a aprovação no Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba.
     Paulo irá trabalhar a sua dissertação de mestrado seguindo a linha de pesquisa “Processos educacionais e seus fundamentos”.
    A FUCAMP estimula, valoriza e apoia a produção do conhecimento científico visando a formação continuada dos graduados da Instituição.
    Parabéns Paulo!

Professor da FUCAMP é aprovado em Concurso do IFG



      O Doutor Thiago André Rodrigues Leite, professor nos Cursos de Letras, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis, na FUCAMP, foi aprovado recentemente, em 1º lugar, no concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Campus Águas Lindas.
     Thiago foi aluno do Curso de Letras da FUCAMP (2005) e da Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa: Fundamentos e Perspectivas (2008) e também foi colaborador da Revista Cadernos da FUCAMP e GETEC.
     Em 2010 concluiu o Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e em 2015, o seu doutorado, pela mesma Universidade.
Ainda em 2006 foi aprovado, para o cargo de professor no concurso do Estado de Minas Gerais inde lecionou até o início deste ano na Escola Estadual Clara Chaves.
    Thiago toma posse no dia 7 de março no IFG de Águas Lindas, e ministrará as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
    A FUCAMP muito se orgulha das conquistas do professor Doutor Thiago e de ter contribuído com sua formação.
   Parabéns Thiago!

9 de março de 2016

Alunos dos cursos de licenciatura participam de palestra sobre o Currículo Comum



     Nessa terça-feira (01), os alunos dos cursos de Letras, Pedagogia, e Ciências Biológicas assistiram a uma palestra sobre a Base Nacional Comum para a Educação Básica, ministrada pelo Professor Doutor Benjamin Xavier de Paula.
O Doutor Benjamin abordou o currículo comum adotado até a década de 80 e a nova proposta que está sendo realizada pelo governo, além das propostas curriculares nacionais e as diretrizes para a educação, sendo o currículo um instrumento para nortear a educação no Brasil.
    Na Base Nacional Comum também estão previstas iniciativas para combater diversas formas de preconceito e violência, fazendo com que os estudantes se desenvolvam respeitando as etnias, idades, gêneros, opção sexual, condição física ou social, religiões, dentre outras.
      Para os alunos dos cursos de licenciatura da FUCAMP, enquanto futuros educadores, a palestra foi muito esclarecedora e enriquecedora!